Concursos

Como resolver questões sobre etapas do planejamento!

Você sabe resolver questões sobre a planejamento?

A divergência mais evidente entre autores que encontramos sobre o tema “ETAPAS, FASES OU SEQUÊNCIA DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL” envolve, justamente, o passo inicial.

Essa confusão toda, na verdade, procede dos autores, que não mantêm consenso sobre o assunto, e também das bancas examinadoras, que ao elaborarem as questões, tratam a função de planejamento de forma ampla, não considerando, muitas das vezes, as distinções que os autores fazem em relação às etapas da função planejamento (sentido amplo, ou seja, qualquer tipo de planejamento) e às etapas do planejamento estratégico (sentido específico, ou seja, o planejamento global da organização).

A rigor, se o planejamento estratégico é um tipo da função de planejamento, ambos deveriam ser consensuais quanto às etapas ou, pelo menos, o planejamento estratégico deveria seguir o “esqueleto” das etapas da função planejamento.

Ok, vamos observar alguns autores e, então, tentar organizar as ideias!

Idalberto Chiavenato sugere que o primeiro passo a ser definido no PLANEJAMENTO (sentido amplo) é o estabelecimento de objetivos e metas.

Nesse sentido também é a posição do autor Stephen P. Robbins, que descreve que as etapas do PLANEJAMENTO (também em sentido amplo) envolvem (1) a definição das metas de uma organização, o (2) estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e (3) o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangente para integrar e coordenar atividades.

Ainda, segundo Maximiano (2000) , o processo de planejar compreende três etapas principais: (1) definição de objetivos, (2) definição dos meios de execução e (3) definição dos meios de controle.

Já Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira considera o diagnóstico a fase inicial, antecedendo à fase de estabelecimento de objetivos (segundo passo). No entanto, o autor aqui trata das etapas do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (sentido específico).

Então, faça aí a sua primeira anotação:

Quando a questão se referir à FUNÇÃO PLANEJAMENTO: o passo inicial é a definição de OBJETIVOS e METAS.

Quando a questão se referir ao PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: o passo inicial, a priori, é o DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO (análise externa, primeiramente, e, depois, análise interna), seguido da DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS. Caso não contenha essa opção nas alternativas, procure pelo inverso: primeiro a definição dos objetivos e, depois, o diagnóstico.

Esquematizando, portanto, temos o seguinte:

Vejamos algumas questões:

  • (CESPE – Administrador (MJ)/2013)

Acerca das funções de administração, tais como planejamento, organização, direção e controle, julgue o item que se segue.

O primeiro passo no planejamento é a fixação de metas específicas e desafiadoras para orientar o seu cumprimento e melhorar o desempenho da organização.

Comentário:

Note que a questão enfatizou, no seu enunciado, o planejamento como função administrativa. Por isso, o item está certo.

 

  • (CESPE – Analista Judiciário (STF)/Apoio Especializado/Estatística/2013)

Acerca das funções administrativas e suas respectivas ferramentas nas organizações, julgue o seguinte item. 

No processo de planejamento, o primeiro passo consiste em antecipar a tomada de decisão, para estabelecer, desde o início, o estado futuro desejado como meta irrevogável a ser atingida.

Comentário:

Já sabemos que no processo de planejamento (função administrativa), o primeiro passo é “definir objetivos ou metas”! Logo, o item está errado.

Outro erro do item está no fato de que o planejamento não é algo irrevogável. Aliás, uma característica contemporânea do planejamento é justamente seu fator flexível. Como os ambientes em que as organizações atuam são mutáveis, o planejamento precisa ser flexível.

 

  • (FCC – Analista Judiciário (TRF 3ª Região)/Apoio Especializado/Psicologia (do Trabalho)/2007)

O planejamento estratégico deve ser estruturado considerando a análise

a) das competências organizacionais, a análise de viabilidade, a formulação de políticas e a análise contábil.

b) dos concorrentes, a análise das competências dos funcionários, a formulação de hipóteses e a análise de viabilidade.

c) dos mercados emergentes, a análise econômica, a formulação de metas e a análise corporativa.

d) da situação atual da empresa, a análise estratégica, a formulação da estratégia e a análise financeira.

e) dos produtos, a análise dos investimentos, a formulação de procedimentos e a análise do orçamento.

Comentário:

A questão trata das etapas do planejamento estratégico. A ideia inicial que devemos levar para a prova é a seguinte:

  • Quando a questão se referir à FUNÇÃO PLANEJAMENTO: o passo inicial é a definição de OBJETIVOS e METAS.
  • Quando a questão se referir ao PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: o passo inicial, a priori, é o DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO (análise externa, primeiramente, e, depois, análise interna), seguido da DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS. Caso não contenha essa opção nas alternativas, procure pelo inverso: primeiro a definição dos objetivos e, depois, o diagnóstico.

Note que a questão está se referindo ao planejamento estratégico; logo, a etapa inicial deve ser ou o diagnóstico ou a definição dos objetivos. Vimos, pelas alternativas, que a única opção que se enquadra na regra é a letra B, que, de fato, é o gabarito da questão.

Mas, Professor, e essa etapa de “análise financeira”? Pessoal, não se preocupem com isso. A nossa “guerra” é a resolução de questões da sua prova, e não nos aprofundar em discussões acadêmicas, ok? Fixe bem esse esquema:

  • FUNÇÃO PLANEJAMENTO: o passo inicial é a definição de OBJETIVOS e METAS.
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: o passo inicial, a priori, é o DIAGNÓSTICO, seguido da DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS; ou o inverso.

Não estou satisfeito, Professor! E se houver as duas opções da regra de etapas iniciais do planejamento estratégico, ou seja, uma alternativa contendo a opção “diagnóstico e definição de objetivos” e outra alternativa contendo a opção “definição de objetivos e diagnóstico”? Nunca vi isso acontecer, mas caso aconteça, você precisará conhecer as demais etapas para eliminar a alternativa incorreta. E se isso não for possível, “a casa caiu”! Aí a opção é o chute!

Grande abraço a todos!

Prof. Adriel Sá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×