Concursos

Prova comentada ABIN (CASP): Oficial Técnico de Inteligência – Área 1

Olá pessoal! Sou o Prof. Vinícius Nascimento, coordenador do portal do RA. Hoje trouxe a prova comentada ABIN de Contabilidade Pública do cargo de Oficial Técnico de Inteligência – Área 1!

Então pessoal, vamos partir para prova comentada ABIN de Contabilidade Pública do cargo de Oficial Técnico de Inteligência – Área 1. Lembro que o gabarito é extraoficial ok? #partiu

Questão 106 – Errado

Os objetivos da elaboração e divulgação da informação contábil estão relacionados ao fornecimento de informações sobre a entidade do setor público que são úteis aos usuários dos RCPGs para a prestação de contas e responsabilização (accountability) e tomada de decisão.

Questão 107 – Certo

As informações apresentadas pelo RCPGs incluem a situação patrimonial, desempenho e fluxos de caixa.

Questão 108 – Certo

A estrutura conceitua aplica-se, obrigatoriamente, às entidades do setor público quanto à elaboração e divulgação dos RCPGs. Estão compreendidos no conceito de entidades do setor público: os governos nacionais, estaduais, distrital e municipais e seus respectivos poderes (abrangidos os tribunais de contas, as defensorias e o Ministério Público), órgãos, secretarias, departamentos, agências, autarquias, fundações (instituídas e mantidas pelo poder público), fundos, consórcios públicos e outras repartições públicas congêneres das administrações direta e indireta (inclusive as empresas estatais dependentes).

Questão 109 – Errado

As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. Portanto, não existe a necessidade de sua efetiva utilização.

Questão 110 – Certo

Comparabilidade é a qualidade da informação que possibilita aos usuários identificar semelhanças e diferenças entre dois conjuntos de fenômenos. A comparabilidade não é uma qualidade de item individual de informação, mas, antes, a qualidade da relação entre dois ou mais itens de informação.

Questão 111 – Errado

As características qualitativas se aplicam a todas as informações financeiras e não financeiras apresentadas nos RCPGs, inclusive às informações histórica e prospectiva, além da informação explicativa.

Questão 112 – Certo

O custeio pleno trabalha com a idéia de que ao custo do produto devem ser agregados não apenas os custos de produção, mas também as demais despesas da organização, inclusive as financeiras.

Questão 113 – Errado

A classificação de custo de ativos em fixo ou variável não está relacionada à sua capacidade de produção.

Questão 114 – Certo

Custeio direto é o custeio que aloca todos os custos – fixos e variáveis – diretamente a todos os objetos de custo sem qualquer tipo de rateio ou apropriação.

Questão 115 – Errado

As contas ligadas a informações de natureza orçamentária são das classes 5 e 6. Veja que as contas apresentadas são das classes 1 e 2, portanto de natureza patrimonial.

Questão 116 – Errado

Operações de crédito fazem parte do fluxo de financiamento e não operacional

Questão 117 – Certo

Exatamente o que está ocorrendo.

Questão 118 – Certo

Por ser uma operação de curto prazo, o passivo é circulante.

Questão 119 – Certo (Recurso)

Essa questão está correta à luz da NBCT 16.1. Porém essa norma foi revogada com a entrada em vigor da estrutura conceitual da contabilidade pública. Portanto cabe pedido de anulação por exigir conhecimento de norma revogada.

Questão 120 – Errado (Recurso)

O objetivo da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é fornecer aos usuários informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio da entidade do setor público e suas mutações, em apoio ao processo de tomada de decisão; a adequada prestação de contas; e o necessário suporte para a instrumentalização do controle social.

Mais uma vez foi cobrado conhecimento da NBCT 16.1. Aplica-se o mesmo pedido de anulação da questão.

Questão 121 – Certo (Recurso)

De acordo com a revogada NBCT 16.1, as entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo:

(a) integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;

(b) parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.

Mais uma vez foi cobrado conhecimento da NBCT 16.1. Aplica-se o mesmo pedido de anulação da questão.

Questão 122 – Errado

Não existe orçamento plurianual. O orçamento é anual, portanto, caso haja necessidade de investimentos anuais, a cada novo orçamento deverá haver dotação para essa despesa.

Questão 123 – Errado

O crédito é adstrito ao exercício financeiro, portanto deverá ser empenhado o valor corresponde à dotação vigente até o final do exercício.

Então é isso pessoal. Terminamos nossa prova comentada ABIN de CASP. Desejo muito sucesso e bom trabalho na ABIN!

Aproveito para convidar vocês para conhecer os cursos em PDF e vídeo do portal!

Basta clicar aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×