Gabarito extraoficial e comentários da prova de Direito Civil – SEFAZ RS

Olá Galera,

Sou o Professor Mário Godoy, professor de Direito Civil aqui do Portal Ricardo Alexandre. Estou aqui para trazer os comentários e o gabarito extraoficial da SEFAZ RS. Vamos nessa?!?

Primeiramente, baixe aqui a prova do Bloco 1 utilizada como referência para elaboração dos comentários. Todas as questões foram vistas e revistas em nossas aulas dos cursos teóricos, dos cursos de resolução de questões e das MasterClass.

Questão 34

Gabarito: A
Resposta. As despesas de escritura e registro correm por conta do comprador. As de tradição ficam a cargo do vendedor.

Questão 36

Gabarito: B
Resposta. Ocorre lesão quando a pessoa, por inexperiência, assume prestação desproporcional, sendo possível a anulação ou revisão do negócio jurídico.

Questão 37

Gabarito: PASSÍVEL DE RECURSO!
Resposta. Nem a prescrição nem a decadência extinguem a ação. Prescrição corresponde à perda da pretensão. Decadência, à perda do direito potestativo.


Já conhece nossa planilha de Planejamento e Controle de Estudos? Clique na imagem e faça o download gratuitamente


Questão 38

Gabarito: C
Resposta. São bens de uso especial os edifícios e terrenos onde funcionam estabelecimentos públicos, sendo os referidos bens inalienáveis, enquanto conservarem dita classificação.

Questão 39

Gabarito: D
Resposta. Pagamento em consignação corresponde ao depósito judicial da importância devida, podendo ser efetuado pelo devedor ou terceiro (interessado pu não).

Questão 41

Gabarito: PASSÍVEL DE RECURSO!
Resposta. A questão, no início, sinaliza que Antonio outorgou procuração. Logo, ele seria o outorgante. Em seguida, faz referência a Luciano, que recebeu a procuração. Logo, ele seria o outorgado. Entretanto, no texto da questão, foi dito que Luciano era o outorgante (quando, na verdade, Luciano seria o outorgado). Diante da imprecisão, a questão deve ser anulada.

 

Questão 42

Gabarito: E
Resposta. Associações públicas são pessoas jurídicas de direito público interno.

 

Questão 43

Gabarito: B
Resposta. A filha da concubina pode ser herdeira testamentária, desde que ela também seja filha do testador.

 

Então é isto pessoal! Espero que tenham feito uma excelente prova.

Conheçam os meus cursos de Direito Civil no Portal Ricardo Alexandre.

Abraços,

Professor Mário Godoy