Correção da Prova de Informática – Auditor do ISS Manaus

Olá Galera,

Sou o Professor Leonardo Martins, professor de Informática e Tecnologia da Informação aqui do Portal Ricardo Alexandre. Segue a correção e os comentários da prova de Auditor de Tributos da Prefeitura Municipal de Manaus – Concurso ISS Manaus, realizado no último domingo, 19/05/2019 e organizada pela Fundação Carlos Chagas – FCC.  Vamos nessa?!?

 

PREFEITURA DE MANAUS

Cargo: Auditor Fiscal de Tributos Municipais

CORREÇÃO DA PROVA

Noções de Informática

16. Um dos efeitos mais nocivos dos Malwares que atacam os computadores é o que faz a captura do que é digitado no teclado do computador. Esse tipo de Malware é conhecido como

(A) Trojan Clicker.

(B) Bot.

(C) Adware.

(D) Spyware.

(E) Backdoor.

Comentários: Questão bem elaborada pela banca e muito fácil de se responder por conta de ser uma questão que deixa claro o “Conceito” a definição sobre o que faz um SPYWARE, que é um programa que captura tudo o que digitamos num teclado por intermédio de ferramentas do tipo KEYLOGGUER ou captura o que nós acessamos fazendo prints da tela por ferramentas do tipo SCREENLOGGUER.

*Trojan são programas maliciosos que se passam por programas inofensivos para chegar ao computador da vítima e abrir portas de comunicação e facilitar a entrada de vírus no computador.

*Bot é uma técnica que consiste em infectar computadores introduzindo programas robôs e os deixando em estado “zumbi” controlável remotamente por terceiros “criminosos virtuais”.

*Adware é uma forma de malware que se esconde em seu dispositivo e exibe anúncios indesejados.

*Backdoor é um método não documentado de entrada em sistemas (software, plataformas, dispositivos etc.) que pode ser usado de forma legítima por fabricantes para restaurar acessos.

 

17. Dois técnicos de um departamento de uma empresa receberam uma mesma cópia do relatório técnico para revisar independentemente. O relatório foi elaborado no Microsoft Word 10, em sua configuração padrão na língua portuguesa. Posteriormente cada um encaminhou a sua revisão para o chefe do departamento. Para facilitar a avaliação que os dois técnicos fizeram sobre o documento, o Microsoft Word 10 permite que os documentos sejam

(A) Mesclados, gerando um único documento (aba Revisão > Comparar > Mesclar).

(B) Combinados, gerando um único documento (aba Revisão > Comparar > Combinar).

(C) Comparados, gerando em cada documento a indicação das modificações (aba Inserir > Comparar > Combinar).

(D) Destacados, gerando em cada documento a indicação das modificações (aba Revisão > Examinar > Destacar).

(E) Examinados, gerando um único documento (aba Inserir > Documentos> Examinar).

Comentários: Kkkk Meu querido aluno, essa é a típica questão que a banca vem pra fazer o mal…

Porque você precisa saber não apenas se o MS Word possui esse recurso e sim onde ele se encontra e os termos exatos encontrados os Menus ou “Abas” nos Grupos lógicos que organizam as ferramentas e quais as ferramentas e como se fato são chamadas.

Neste caso só existe uma única alternativa que se encaixa com o solicitado na questão, a maneira de combinar os dois arquivos para fazer uma comparação de conteúdos encontrado no Menu ou Aba “Revisão”, no Grupo “Comparar” e ferramenta “Combinar”.

 

18. Um técnico pretende calcular a média de horas paradas de alguns microcomputadores de um departamento da empresa. Para tanto utilizou o Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão na língua portuguesa, e colocou as horas paradas dos computadores de números 1 a 10 em uma coluna, utilizando as células de A1 a A10, respectivamente. Caso a célula B11 receba a fórmula: =MÉDIA(A1:A4;A6;A10), será calculada a média relativa às horas paradas dos computadores

(A) 1, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

(B) 1, 4, 6 e 10.

(C) 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9, 10.

(D) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

(E) 1, 2, 3, 4, 6, 10.

Comentários: Essa foi a mais fácil de todas, questão do Excel fazendo uso da fórmula de Média onde o segredo estava no uso dos “Operadores de Referências” representados por “:” dois pontos e “;” ponto e vírgula.

Quando você usa a fórmula =MÉDIA(A1:A4;A6;A10) observe que sempre que tivermos o uso do “:” significa um intervalo de células, logo A1:A4 serão utilizadas na fórmula as células de A1 até A4, isso significa dizer que entrarão A1, A2, A3, A4. Agora, quando tivermos o uso do “;” significa que vamos usar uma célula e outra, logo ;A6;A10 neste caso irão ser utilizadas as células A6 e A10. Observe o exemplo abaixo com a fórmula montada no Excel: foram utilizadas as células A1, A2, A3, A4, A6, A10.

 

19. Um técnico de manutenção de microcomputadores de uma empresa precisa substituir o seu disco rígido (HD) com padrão SATA e capacidade de armazenamento de 1 TB, que apresenta defeito. O computador faz o uso intenso desse disco e permanece em operação continuamente (24 horas, todos os dias). Esse técnico cogita substituir esse HD por uma unidade de estado sólido (SSD) com a mesma capacidade de armazenamento. Sobre essa substituição, é correto afirmar que o SSD

(A) não pode ser utilizado, pois as unidades SSD possuem apenas conexão padrão IDE.

(B) apresenta um consumo de energia superior ao do HD, podendo exigir a substituição da fonte de alimentação por uma de maior capacidade.

(C) apresentará como desvantagem, em relação ao HD, uma vida útil inferior, pois o número de gravações em cada célula é limitado.

(D) apresenta, atualmente, um custo para a capacidade requerida equivalente ao dos HDs convencionais.

(E) exigirá cuidados especiais na instalação, como blindagem da unidade SSD, que é mais sensível a interferências magnéticas do que os HDs.

Comentários: Vixeeeeee kkkkk essa foi mais técnica porém abordando vantagens e desvantagens das tecnologias de armazenamento. Vamos lá!!!

SSD é uma tecnologia conhecida como Solid State Drive ou Unidade de Estado Sólido, muito mais caro do que os HD´s convencionais de Tecnologia IDE/ATA e SATA que utilizam tecnologia de armazenamento Mecânica e Magnética. O SSD utiliza memória do tipo Flash, a mesma memória encontrada nos pendrivers atuais ou cartão de memória “flash card” e de fato o tempo de vida é inferior em comparação aos HD tradicionais por conta da limitação no número das gravações em cada célula de armazenamento.

 

20. Na ferramenta Documentos Google Online é possível fazer download do documento em diversos formatos, como .docx e .pdf. A opção para realizar essa tarefa está no menu

(A) Editar.

(B) Ferramentas.

(C) Arquivo.

(D) Complementos.

(E) Baixar.

Comentários: Pra quem faz uso do Google Docs ferramenta “Documentos” essa foi facílima, no Menu “arquivo” temos a ferramenta “Fazer Download como” para poder baixar os arquivos que foram editados nos formatos .docx, .odt, .rtf, .pdf, .txt, .html, .epub

Observe a imagem do Google Docs abaixo a opção de Menu e Ferramenta.

 

Espero ter ajudado a todos, Forte abraço!!!

“Vencer não é competir com o outro. É derrotar os seus inimigos interiores. É a própria realização do ser.” (Kalil Gibran)

Fiquem com Deus

Prof. Leonardo Martins

 

Faça o download aqui do arquivo em PDF da correção

 


Conheça nossos planos de assinatura. Todos os conteúdos para o concurso em um só lugar

Comentários