Concursos 2019: 5 melhores dicas para conquistar seu cargo

janeiro 25, 2019
Categoria: Concursos

Os concursos de 2019 prometem movimentar a vida de muitas pessoas.

Além dos tradicionais concurseiros, seguindo o ditado ano novo-vida nova: muitas pessoas resolveram enfrentar os livros e cadernos e começar 2019 estudando para um novo objetivo.

De uma forma ou de outra, sabemos que os concursos 2019 não serão nada fáceis, e se você deseja atingir a aprovação em algum deles precisa estar muito bem preparado para o caminho.

Bom preparo e muita dedicação são passos fundamentais. Mas existem algumas dicas que podem parecer “bobas” e são fundamentais para qualquer concurseiro.

Então se você deseja ser aprovado em um dos concursos de 2019 não subestime o poder das “dicas simples” e comece agora mesmo colocando em prática tudo que mencionaremos ao decorrer do texto, acompanhe!

Dicas para passar nos concursos de 2019

#1 – Planeje uma rotina de estudos

Nada pode funcionar corretamente sem regras. Um planejamento é fundamental em todas as fases da nossa vida e este fato não poderia ser diferente para estudar para concursos públicos em 2019.

A sua rotina de estudos precisa de uma planilha de organização para que você possa planejar seus horários, com metas e objetivos muito bem definidos.

É importante estar comprometido com sua planilha de planejamento, para seguir uma rotina e prever possíveis acontecimentos.

Na sua rotina de estudos tente dedicar cada dia da semana a uma matéria e evite ao máximo as repetições, como estudar a mesma disciplina em 3 dias seguidos, por exemplo.

Além disso é interessante misturar temas complicados com os mais fáceis, evitando o desgaste da sua mente logo de início.

 

Concursos em 2019

#2 – Concursos 2019: Defina uma carreira e foque nos concursos dessa área

Para os concursos 2019 você já deve ter percebido que a lista é bem grande e que existem promessas de que ela possa ser aumentada ainda mais.

Com a mudança de governo ainda não se sabe totalmente como ficarão os concursos 2019, mas são boas as expectativas.

 

Por isso, manter o foco é essencial para quem decide estudar para concursos. Ou seja, é fundamental definir suas metas.

 

Desta forma, um bom passo é pensar em alguma carreira ou área específica levando em consideração o que você gosta de fazer ou a profissão que imagina-se exercendo.

Escolha por exemplo uma determinada área e foque nos concursos dela. Logo, os conteúdos programáticos serão certamente parecidos, além dos conteúdos base serem iguais.

Assim os estudos terão embasamento sempre com o mesmo foco. Pense nisso!

#3 – Concursos 2019: Diminua o ritmo mas não esqueça de divertir-se

Possuir equilíbrio emocional é muito importante para passar nos concursos em 2019. Isto porque nossa saúde precisa estar em dia, e não apenas os estudos.

O período de estudos é um pouco cansativo, por isso é válido evitar desgaste com baladas, bebedeiras, noites fora de casa ou qualquer outro tipo de excesso.

Mas uma ressalva: equilíbrio não quer dizer deixar de fazer o que te diverte, ok? As pessoas que participarão dos concursos públicos em 2019 também precisam de diversão.

A mente precisa relaxar, assim como o corpo. Nesta dica o importante é saber ponderar os estudos com o lazer, e todo mundo fica feliz!

#4 – Decorar não é a melhor saída

 

Não existem regras para decorar nada, o negócio é não decorar! Afinal, os seus estudos não podem depender de métodos para decorar o conteúdo, caso contrário você não será aprovado.

Alguns métodos de ensino incluem memorização, que é bem diferente de decoreba. O auxílio para a fixação de conteúdo no nosso cérebro como gatilhos mentais é muito mais eficiente do que tentar decorar a página de um livro de direito constitucional, por exemplo. Lembre-se sempre disto!

Em suma, nosso cérebro tem muitas informações para armazenar, e ele seleciona o que considera importante e desconsidera o que não é tão relevante.

É por este exato motivo que acabamos esquecendo das coisas. Ou seja, decorar artigos ou outras artimanhas para lembrar na hora da prova pode funcionar em alguns casos, já em outros – não!

 

5# – Concursos 2019: lembre-se de revisar tudo o que você aprende

Para a dica final, isto é muito importante. Você já sabe que deve planejar tudo minuciosamente, sabe também que deve evitar algumas coisas que o cansam demais além de estar cansado de ouvir que deve ter foco.

Mas no fim de tudo isso é fundamental rever o que já foi visto. Isto mesmo, revisar o que você aprendeu é ótimo para a fixação do conteúdo, além de te fazer adquirir  conhecimento de forma otimizada.

Os resumos podem ser uma boa forma de rever os conteúdos que você aprendeu. Eles servem como primeiro passo, especialmente se a prova discursiva for uma das etapas do concurso que você prestará. Assim, ao realizar os resumos, você já está treinando a escrita, certo?

 

Assim que você terminar os estudos do dia, reserve 20 minutos para fazer um resumo de tudo que estudou e neste momento saberá ao certo o que te deixou com maior dificuldade e merece uma atenção melhor.

Escreva os principais conceitos do dia e anote tudo que achou importante durante suas horas de estudos.

No dia seguinte, leia o seu resumo antes de começar a estudar novamente, e veja o que não pode deixar para trás!

 

Dica Extra – Tenha Motivação para os concursos em 2019!

Ter em mente tudo que te motiva a ser um funcionário público é um dos principais fatores para obter sucesso nos estudos.

A rotina, a cobrança interna e externa e outros fatores do dia a dia podem tirar o seu foco da preparação. Por isso, é super importante manter na sua mente o que te motiva, o que te faz seguir em frente.

Com motivação e objetivos, você saberá muito bem onde e quando quer chegar.

Uma técnica de estudos exclusiva e que te ajudará a alcançar os seus objetivos é o Mentoricoaching. O programa é um estímulo para que você saiba o que precisa ser feito e estudado, por meio da orientação de profissionais especializados que te auxiliam minuciosamente a bater metas, planejar tudo e focar nos estudos!

Com o MentoriCoaching você coloca seus estudos em prática de forma simples e altamente eficaz. Conheça mais sobre o programa clicando aqui