Concurso PGE PE tem banca contratada

Concurso PGE PE – banca definida – Dicas para passar no certame

A Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE PE), publicou no Diário Oficial do Estado o Extrato de Ratificação de Dispensa de Licitação, definindo a banca organizadora do próximo concurso PGE PE.

A banca escolhida para organizar o certame foi o Cespe/Cebraspe.

No total, serão ofertadas 88 vagas, sendo:

  • Analista Judiciário (Direito) – 20 vagas
  • Analista Administrativo (qualquer área) – 28 vagas
  • Assistente de Procuradoria (Nível Médio) – 40 vagas

Portanto, concurseiro que ainda não começou a se preparar, inicie agora mesmo, pois uma destas vagas pode ser sua!

A Comissão Examinadora trabalha desde julho do ano passado, no acompanhamento e na organização do primeiro concurso PGE PE. No início de 2018,  o órgão alterou a composição do grupo responsável.

Concurso PGE PE – sobre o órgão

A Procuradoria Geral do Estado é órgão integrante da Administração Direta do Poder Executivo Estadual. A mesma, foi criada pela Lei Complementar nº 02, de 20 de agosto de 1990, a qual extinguiu a Procuradoria Geral dos Feitos da Fazenda e a Procuradoria das Execuções Fiscais.

É responsabilidade da Procuradoria Geral do Estado a representação judicial do Estado de Pernambuco e respectivamente de suas autarquias.

Compete também a Procuradoria, as atividades de consultoria jurídica ao Poder Executivo, a promoção da cobrança da dívida ativa do Estado e o exercício das demais atribuições que são fixadas em lei.

 Atribuições da PGE PE

Para os concurseiros que ainda não tem toda a relação do cargo, vamos listar abaixo, as principais atribuições da PGE PE:

  • Exercer a representação jurídica, judicial e extrajudicial do Estado e de suas entidades de direito público interno;
  • Prestar apoio nos assuntos jurídicos e legislativos ao Governador;
  • Prestar serviços de consultoria jurídica para os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.
  • Normatizar e promover a uniformização de jurisprudência administrativa no âmbito estadual;
  • Desempenhar funções relativas à execução fiscal da dívida ativa;
  • Zelar pela observância da legalidade e da finalidade dos atos administrativos e de atividades governamentais;
  • Exercer a representação judicial de fundações públicas; de elaboração e publicação dos atos do Governador.

Último Concurso

Esse será o primeiro concurso para a área de apoio da PGE PE. O último concurso PGE PE foi esse ano, quando contou com 10 vagas para o cargo de Procurador. Das vagas, 10% foram destinadas aos deficientes.

As provas do último concurso PGE-PE, foram realizadas nos dias 24 e 25 de março.

A banca examinadora do certame, foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Evento (Cebraspe).

Como estudar para os concursos da banca CESPE?

Em resumo, a instituição é responsável por importantes concursos públicos no Brasil, podemos citar o da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, Advocacia Geral da União, MPU e muitos outros.

Muitas vezes, você concurseiro já prestou ou conhece alguém que tenha prestado concurso com a banca Cespe, e pode confirmar a dificuldade das provas.

O principal motivo, para que a banca tenha essa avaliação, é que a mesma costuma adotar um método de pontuação bastante particular na maioria das provas.

O que mais assusta o candidato, é que cada erro anula um acerto. Por exemplo, se o candidato acertar 75 e errar 75 questões numa prova que vale 150, sua pontuação será 0.

Além de exigente, a prova do Cespe costuma ser extremamente disputada pelos concurseiros.

Portanto, conhecer o edital e analisá-lo com profundidade, é praticamenteo obrigatório para quem irá prestar a prova e está se preparando para a mesma.

Outra dica muito importante para o concurso PGE PE, pela banca Cespe, é – não chute . Isso mesmo, se souber a resposta, marque. Se não sabe ou está muito em dúvida, é preferível deixá-la em branco para não correr o risco de anular uma certa.

Concurseiro, prepare-se! Além de valioso, o concurso PGE  PE é difícil, mas não impossível.

Com bons conteúdos de estudos, será possível você conquistar seu cargo público tão sonhado.

Deixe um comentário

Faça parte do nosso Canal do Telegram!

Receba (antes de todo mundo) dicas, novidades, materiais gratuitos, podcasts, eventos e aulas especiais, ofertas exclusivas e conteúdo de qualidade sobre concursos públicos na área fiscal, controle e gestão.

blank

Holler Box