8 gatilhos mentais que ajudam na rotina de estudos

Quem nunca sofreu um “branco” na prova, mesmo após uma longa rotina de estudos que atire a primeira pedra.

Mas este problema comum para muitos concurseiros é fácil de ser resolvido, você sabia? À seguir, você conhecerá os gatilhos mentais e como eles podem ser utilizados.

Embora nem sempre possamos entender tudo o que desejamos, existem técnicas para melhorar a memorização e desta forma otimizar os estudos, evitando os “brancos” na metade da prova. Uma das técnicas que mais funcionam são os gatilhos mentais.

Em primeiro lugar, antes de explicarmos sobre a relevância do termo acima, precisamos desmistificar a ideia de que só quem estuda por muitas horas pode memorizar algo, afinal, isso irá depender de cada pessoa e perfil.

Basicamente, nossa memória é baseada em prática e repetição.  Ou seja, a famosa frase “a prática leva a perfeição”, faz todo o sentido.

Vamos juntos aprender sobre gatilhos mentais e a importância deles na rotina de estudos?

Os melhores gatilhos mentais para concurso público

1. GATILHO DA ANTECIPAÇÃO

O gatilho da antecipação trabalha com o instinto motivacional. Ele impulsiona as decisões de estudo e cria expectativas em relação ao futuro.

Ou seja, o gatilho mental da antecipação te permite se imaginar sendo aprovado. O fato de você já estar lá, desfrutando da sua conquista, te dá vontade de chegar mais longe e mais rápido.

Resultado de imagem para motivational poster in the wall

Para usar este gatilho na sua rotina de estudos para concursos, escolha  frases e imagens motivacionais e que estejam ligadas ao seu objetivo, ou seja, a aprovação.

Um post-it na sua mesa, um wallpaper de celular inspirador, tudo isso ajuda muito. Coloque estes itens em lugares que você esteja sempre de olho e faça seu cérebro te lembrar frequentemente sobre o quão gratificante será a conclusão do seu objetivo.

Algumas informações adicionais nesta situação também funcionam como gatilhos mentais de antecipação, como colocar o salário do cargo almejado ou a sua carga horária em locais visíveis.

2. GATILHO DA NOVIDADE

Aquelas matérias que você não consegue gravar de jeito nenhum, podem ser tratadas com um gatilho de novidade.

O principal estímulo do nosso cérebro é o recebimento de novidades. Por consequência, sempre que nos submetemos a novas sensações e informações, o cérebro é estimulado a produzir novas conexões neurais, ampliando assim a capacidade de armazenamento da nossa memória.

Resultado de imagem para gatilho da novidade

Ou seja, quando mais novidades temos, maior será a nossa bagagem de conhecimento. Isto acontece porque a criação de novas conexões no cérebro aumenta a liberação de dopamina, que é responsável pelo prazer.

Desta forma, assimile as matérias como novidades (em formatos distintos, como vídeos, PDFs, podcasts e por meio da resolução de questões) e o seu cérebro quebrará a resistência das mesmas, fazendo com que a memorização seja mais fácil e adequada.

O gatilho da novidade funciona muito bem com cursos on-line em videoaulas, onde as aulas são produtivas e sempre trazem novidades, que nos motivam e nos fazem querer estudar ainda mais.

Uma novidade bacana que temos para você concurseiro é a plataforma assinaturas Portal Ricardo Alexandre, onde você pode ter acesso às videoaulas, podcasts e PDF’s sobre concursos por uma mensalidade.

3. GATILHO DA ESCASSEZ

 

Este gatilho tem como base compreender que uma prova perdida não é um fracasso, mas sim uma oportunidade para que você estude mais e passe na próxima.

Ou seja, é refletir que aquele não era o momento certo para aprovação e este, ainda está por vir. Isto te dá a chance de aproveitar ainda mais outras oportunidades e investir na sua rotina de estudos para concursos públicos.

4. GATILHO DA RAZÃO

O gatilho da razão consiste em não deixar a emoção interferir no processo de decisão na hora da prova.

Ou seja, é necessário eliminar as dúvidas relacionadas com as informações que permanecem no seu cérebro e evitar a ansiedade e o nervosismo durante o estudo para concursos públicos. O gatilho da razão é um forte aliado da memorização.

5. GATILHO DA AUTORIDADE

Este gatilho está inteiramente ligado a confiabilidade dos seus estudos para concursos públicos. Ou seja, você precisa confiar na fonte dos seus materiais de estudos.

Se você está aprendendo com autoridades no assunto e confia nos seus mestres, vai estar calmo porque sabe que fez a coisa certa.

Se ainda estiver com dúvida sobre qual curso escolher, que tal assinar o Portal Ricardo Alexandre? Você contar com as aulas dos melhores professores do Brasil.

6. GATILHO DA SEGURANÇA

A segurança aumenta as chances de resultado. Por isso é importante que você seja seguro de si mesmo. Sabe como?

Recorde-se sobre provas em que você foi bem, materiais em que você se dá melhor, exercícios que você resolveu com maestria. Lembre-se de que você é capaz e determinado. Invista e confie em você!

7. GATILHO DA AFINIDADE

Esse gatilho se resume em: não poder odiar nenhuma matéria! Desta maneira, você estará sempre ciente que sem aquela determinada matéria, não será possível a aprovação.

Ou seja, nada de antipatias com nenhum conteúdo. Todo o caminho te levará a aprovação, por mais difícil que seja, é necessário.

8. GATILHO DA VISUALIZAÇÃO

A visualização é uma das principais aliadas da nossa memória e tudo que associamos à algo que já conhecemos fica muito mais fácil de ser gravado no nosso cérebro.

Nesta hora, diversos materiais podem ser usados: Imagens, folhas, blocos, textos, resumos, etc.

Por isso, associe sempre seus estudos a conhecimento físico, ou seja, que foi repassado em algum material audiovisual. Visualize e memorize!

Você conseguiu observar que cada gatilho serve para um determinado perfil de concurseiro? Muitas vezes, você não sentiu confiança em todos e desta forma, pode apegar-se a apenas um e incluí-lo na sua rotina de estudos.

Para saber ainda mais sobre concursos, assine nossa Newsletter gratuitamente e inscreva-se no Portal Ricardo Alexandre. Conheça a plataforma assinaturas! Aproveite vamos juntos rumo à aprovação!