Como melhorar a concentração durante os estudos

Como melhorar a concentração durante os estudos

Todo concurseiro precisa fixar o conteúdo estudado, mas o problema surge quando ao final do período determinado para isso, você constata que não estudou, mas que apensa ficou folheando as folhas sem qualquer concentração.

Portanto, é necessário utilizar o cérebro ao seu favor e assim, evitar momentos de concentração, já que você tem uma máquina fantástica!

E como fazer isso?  Inicialmente, é preciso encontrar um ambiente ideal para assistir as suas vídeo-aulas ou ler um livro ou uma apostila.  Caso, você esteja em um ambiente barulhento ou de muita movimentação, não conseguirá ter concentração suficiente e assim, estará perdendo tempo.

Hoje, abordaremos sobre como é possível ter concentração durante o momento dos seus estudos.

Como melhorar a concentração durante os estudos

1 – Ambiente deve estar adequado para os estudos

Para ter uma melhor concentração é necessário ter um ambiente adequado.

Com isso, é preciso que o ambiente tenha o seguinte:

Boa iluminação – Um ambiente quanto mais iluminado melhor, ainda mais se or por luz solar.  Com isso, estará evitando o sono e até mesmo aumentará a sua concentração.

Nada de barulhos – Um ambiente adequado não pode ter barulhos e desta forma, quanto mais isolado for o local, melhor.  Caso isso não seja possível, procure utilizar protetores auriculares nos ouvidos.

Ambiente limpo e organizado – Quando o ambiente está sujo e desorganizado acaba tirando a concentração do concurseiro.  Desta forma, se o lugar que você costuma estudar não estiver limpo e organizado, tire um tempo para fazer isso.

Local – Nunca estude em uma cama, sofá e outros.  Opte sempre por sentar em uma mesa.  O motivo?  Por grande parte da sua vida, você estudou em uma mesa.  Então, o seu cérebro, se acostumou com isso e se você sentar em um sofá, por exemplo, ele entenderá que é um momento de descanso e não de estudo.

2 – A rotina tem que ser bem definida

Para estudar é necessário ter uma rotina de estudo bem definida.  Por isso, determine o horário e o dia que terá que estudar.

Além disso, se habitue a sempre cumprir os horários programados.

Faça um plano de estudos – Para que você tenha uma rotina definida é preciso montar um plano de estudo detalhado informando os dias e horários dos estudos para cada disciplina.

 

3 – O cérebro deve estar pronto para receber informações

Para estudar é preciso querer, pois não adianta utilizar inúmeras técnicas de estudo, se você não está a fim de estudar.

Para conseguir atingir qualquer objetivo na vida, é preciso ter força de vontade e dedicação.

Além disso, alguns sacrifícios devem ser realizados, principalmente na hora que for estudar como, desligar o celular, justamente para não acessar as redes sociais, por exemplo.

É preciso trabalhar o seu cérebro, pois ele pode ser muitas das vezes o grande vilão.  Por exemplo, se você acha que estudar é chato, o seu cérebro sempre apresentará desculpas para você fazer outras atividades, exceto estudar.

Portanto, por mais que não goste de estudar, não negative o seu cérebro e para fazer isso, basta pensar o que você poderá fazer depois de passar no concurso público.

Ademais é também necessário esvaziar o cérebro das preocupações do dia a dia, caso contrário, terá problemas em concentrar-se e absorver o conteúdo.

 

4 – Seu corpo também deve estar preparado

O corpo humano também é um grande aliado para a concentração e por isso, devemos ter o máximo de cuidado com ele.

Desta forma, se você estiver sentindo-se mal, pare imediatamente os estudos, caso contrário, estará perdendo tempo.

Somente estude quando estiver bem, justamente para haver um rendimento.

Para o seu corpo estar saudável, também precisará fazer atividade física e também ter uma alimentação saudável.

Ademais, ter uma qualidade de sono também é primordial.

Ao seguir estas dicas, certamente conseguirá absorver o conteúdo e concentrar-se melhor.

E aí, o que está esperando para colocar em prática estas dicas?

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Faça parte do nosso Canal do Telegram!

Receba (antes de todo mundo) dicas, novidades, materiais gratuitos, podcasts, eventos e aulas especiais, ofertas exclusivas e conteúdo de qualidade sobre concurso públicos na área fiscal, controle e gestão.

Holler Box
×

Carrinho

X