Concursos

Como estudar AFO para concursos?

Olá pessoal, tudo bem? Muita gente me pergunta como estudar AFO para concursos!

Essa é uma pergunta muito boa! Pensando nisso, resolvi escrever esse artigo para você!

Antes de tudo, gostaria de fazer minha apresentação. Sou o Prof. Vinícius Nascimento, professor de AFO e Contabilidade Pública e também coordenador do site!

Atualmente sou servidor da Polícia Federal (aprovado em 5º lugar) e, também, fui militar por 8 anos (Sargento de carreira do Exercício Brasileiro).

Fui aprovado, ainda, para o MPU, UFRR , TRT 11ª Região e IFRR. Mas chega de falar e vamos ao que interessa.

A Administração Financeira e Orçamentária estuda, juntamente com o Direito Financeiro, a atividade financeira do Estado. Essa atividade envolve a arrecadação de receitas, geração de despesas e a criação do crédito público.

Portanto, ao iniciar os estudos de AFO para concursos, você tem que entender que irá estudar como ocorre o planejamento governamental (desde sua concepção até sua prestação de contas, passando pela execução), a classificação da receita e da despesa pública, bem como os princípios que norteiam todas essas atividades.

Portanto, você deve seguir os seguintes passos:

  • ENTENDA OS CONCEITOS INICIAIS

Ao iniciar o estudo de qualquer disciplina, e AFO para concursos não é diferente, você deve começar pelos conceitos: o que é AFO? O que estuda? Onde essas matéria se insere na Administração Pública?

  • SAIBA QUAIS SÃO OS INSTRUMENTOS DA AÇÃO DO ESTADO

O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual são os pilares da nossa disciplina. Entender suas finalidades é muito importante.

Muitas questões de prova cobram as atribuições de cada uma dessas leis previstas na Constituição Federal.

  • CONHEÇA BEM A CLASSIFICAÇÃO DA RECEITA E DESEPESA

A receita pública é essencial para que o Governo consiga atingir o interesse coletivo.

Ela serve de base para o planejamento da despesa que irá compor a Lei Orçamentária Anual. Além de conhecer a classificação, devemos entender como ocorrem as etapas da receita e da despesa também.

  • RESOLVA 2.334.546 questões COMENTADAS

Acredite se quiser: passa em concurso quem acerta mais questões, sabia? A resolução de questões é a chave para o sucesso na prova.

Estudar AFO para concurso resolvendo muuuuuuitas questões é essencial para que você possa evoluir nos estudos. Não se esqueça disso!

Parece muita coisa não é mesmo? É sim, não vou mentir para vocês rs!

Mas saiba que, qualquer matéria que seja novidade para você causará a impressão de que é impossível, mas acredite: é completamente possível você conseguir superar mais essa dificuldade!

Eu vou ficando por aqui e espero que você tenha gostado desse breve artigo!

Desejo a você muita dedicação e sucesso nos seus estudos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×