Comentários a prova e gabarito SEFAZ SC – Auditoria

novembro 20, 2018
Categoria: Gabarito,SEFAZ SC

Olá pessoal!

Meu nome é Tonyvan Carvalho, sou Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE PI). Devido à complexidade da prova, dividi o comentário com meu grande amigo e parceiro de longas datas, Thiago Celestino, Auditor de Rendas Estaduais da SEFA PA. Comentarei as questões referentes às partes 01 e 02 e o Thiago Celestino, à parte 03.

Como as provas, de maneira geral, poderiam vir?

Especificamente a disciplina de Auditoria, o edital deixou claro que pode misturar questões de auditoria com Contabilidade Geral e Avançada, Custos e Legislação. Veja:

“Auditoria Tributária (15 questões): Todo o conteúdo programático das disciplinas Contabilidade Geral (Prova 2 – Conhecimentos Básicos), Contabilidade Avançada e de Custos, Legislação Tributária de Santa Catarina II e Tecnologia da Informação aplicada à Auditoria Tributária (Prova 3 – Conhecimentos Específicos – Área de Conhecimento: Auditoria e Fiscalização), previstas neste Edital”.

Isso é novidade por ter vindo de forma expressa e detalhando alguns assuntos, mas a FCC já vem cobrando esse conteúdo nas suas provas de Auditoria (normalmente a banca denomina de esse tópico de Testes Específicos Nas Demonstrações Contábeis). São questões com enunciados fazendo referência às informações de Auditoria e associando as respostas a procedimentos específicos de Contabilidade ou Legislação.

Outro ponto importante que chama à atenção é o fato da cobrança de forma expressa da parte teórica de Auditoria Fiscal, em especial dos procedimentos de auditoria em áreas específicas das Demonstrações Contábeis. Nesse aspecto, o que prevalece é a doutrina de Crepaldi e Almeida.

Acredito que a banca continuará com esse mesmo padrão. Ressalto, ainda, que é muito comum a cobrança de dois aspectos das auditorias do ativo, passivo, PL e contas do resultado, quais sejam: os objetivos/finalidades e os procedimentos de auditoria aplicados a cada uma delas, segundo a doutrina.

Por fim, a última parte, que não será explorada no nosso curso (PARTE 03). É a parte prática da Auditoria Fiscal. Dividi-a em dois tópicos. O primeiro referente à Auditoria na EFD – Escrita Fiscal Digital e Nota Fiscal Eletrônica – Nfe e ao ICMS (aqui, a FCC indicou os normativos, bem como seus respectivos artigos). O segundo é referente ao Imposto de Importação. Elaboramos um ebook dessa parte e distribuímos gratuitamente às vésperas da prova!

Assim, preparei um verdadeiro material VIP com os comentários da prova e estou disponibilizando gratuitamente aqui para você ler e estudar. Este material está riquíssimo de conteúdo e será matéria cobrada nos próximos certames, tanto da os elaborados pela FCC quando nas demais bancas.

Então, cadastra-se agora e receba em seu whatsapp, o link com acesso ao E-BOOK.