Cargos públicos: como definir meu perfil?

Os concursos públicos causam dor de cabeça para muitas pessoas. Para a maioria, a nomeação no cargo público almejado é a realização de um sonho e para outros, estudar para concursos é o início de um pesadelo. Mas porque isto acontece?

Você já parou para pensar que muitas vezes, tudo que você estudou para um cargo não tem nada a ver com seu perfil?Você focou apenas no salário e na carga horária e acabou deixando para trás as atribuições do cargo conquistado. E agora?Para não ter uma carreira infeliz, existem dicas incríveis antes de escolher o cargo e o edital de concurso público ideal. Isto porque, ele precisa estar em conjunto com você, seu perfil e a constatação de que realmente a carreira pública é para você.

A escolha de cargos públicos

São inúmeras as instituições que oferecem boas oportunidades de cargos públicos ao longo do ano, e é sempre válido ficar de olho em todas elas.Entretanto, a diversidade de ofertas de cargos públicos, com ótimos salários, pode ser um grande problema para os concurseiros.Afinal, são mais matérias acumuladas, mais gastos e ainda você fica com a atenção dividida em mais de um edital de concurso público.Além disso, ao candidatar-se para diversos cargos você ainda corre o risco de passar em um concurso e descobrir que detesta a função que irá exercer. Como não deixar isto acontecer?

3 Dicas infalíveis para decidir o melhor concurso público

Escolher um cargo público ou área para focar pode parecer difícil, mas, além de necessário é mais fácil do que parece.Desta maneira, listamos abaixo três dicas para ajudar você a decidir em qual concurso/área focar e se dar bem na sua carreira. Veja!

Dica #1 –  Avalie sua formação acadêmica

08Em primeiro lugar, cabe ao concurseiro definir se vai estudar para concursos voltados à sua área de formação acadêmica ou não.Essa escolha deverá ser realizada em um primeiro momento, antes do início dos estudos, pois influenciará em todas as decisões que virão adiante.Alguns candidatos por exemplo, acabam estudando para cargos generalistas, que aceitam qualquer tipo de formação superior, o que de acordo com a escolha dos seus objetivos, pode ser uma boa opção.

Dica #2 – Perfil do cargo público e afinidade profissional

Conforme você vai decidindo sua área de atuação em cargos públicos precisará avaliar alguns questionamentos:
  1. Este cargo é para você?
  2. Você se enxerga trabalhando na área?
  3. Você está disposto a rotina profissional do cargo?
  4. Você se vê atuando por vários anos no cargo?
  5. Este cargo está alinhado com seus sonhos e valores?
A partir disto, sua afinidade profissional será delimitada. Estas perguntas nos fazem refletir sobre o que queremos e buscamos para o futuro, e podem livrar qualquer concurseiro de cair uma ilusão.Mesmo se você ainda não decidiu, pode estar antenado a tudo que acontece no mundo dos concursos.

Dica #3 – Conteúdo programático

Avaliar o conteúdo programático é fundamental na hora de escolher o cargo público para exercer.Isto porque, os conteúdos dispostos no edital são parecidos em determinadas áreas o que influenciará muito caso haja alguma reprovação, ou até mesmo, quando surgir um concurso parecido.Ou seja, existem área em que os conteúdos são parecidos, isto te dá maiores oportunidades de aprovação.Por exemplo, se você está estudando para cargos da Caixa Econômica Federal, basicamente, existem vagas em concursos públicos de certames do Banco do Brasil que são muito parecidas. E lembre-se os conteúdos programáticos dos editais e o estilo de prova da banca são extremamente importantes, guie-se sempre por eles!Dica #4 – Conheça você mesmoA pergunta é simples: O que você se vê fazendo, com prazer, no futuro?Sendo assim, é preciso escolher entre as seis grandes carreiras públicas:
  • Administrativa,
  • Bancária,
  • Fiscal,
  • Policial,
  • Tribunais
  • Especiais.
É ideal que você conheça as atribuições dos cargos dispostos, e as funções que serão exercidas.Portanto, é válido pesquisar na internet, assistir entrevistas, ler matérias de profissionais, artigos e até visitar ambientes de trabalhos públicos.Desta maneira, você conhecerá se é realmente o que você quer, se isto realmente encaixa-se com seu perfil.Todavia, depois de descobrir o que é mais interessante para você, é hora de buscar concursos público daquela área, e lutar muito pela sua aprovação.Por fim, além de estudar com mais prazer, mais motivado e de forma mais eficiente, consequentemente você ficará satisfeito com o seu futuro cargo público.Em suma, é natural que o candidato sinta-se atraído por cargos de salários maiores ou com uma carga horária de dar inveja.Mas pense: Para construir carreira em um cargo público o início nem sempre é tão recompensador financeiramente.É importante atuar com maestria no que faz, para que desta forma se torne um funcionário público estável e de sucesso. Vamos juntos, rumo a aprovação! E não se esqueça, clique aqui e assine agora mesmo no Portal Ricardo Alexandre uma plataforma para o concurseiro de sucesso, aquele que quer garantir sua nomeação, com acesso à videoaulas dos melhores professores do Brasil, PDFs e podcasts.