5 Dicas essenciais para trabalhar e estudar para concurso

outubro 10, 2018
Categoria: dicas de estudo

Antes de tudo, é preciso que você esteja consciente de que uma preparação para concursos nunca ocorre de uma hora para outra, nem para aqueles que só estudam, ainda mais para aqueles que trabalham e estudam. Com isso, vale a pena conhecer algumas dicas essenciais para trabalhar e estudar para concurso.

Normalmente, todo esse tempo para preparar para o concurso é diretamente proporcional a dificuldade do concurso e inversamente proporcional ao tempo que você possui para estudar, sendo uma relação entre dificuldade pelo tempo disponível.

No entanto, atualmente existem diversos casos de sucesso onde pessoas que estudavam e trabalhavam conseguiram obter resultados bastante expressivos, e até melhores do que aqueles que tinham todo o tempo dedicado apenas para estudar.

Confira abaixo as 5 dicas essenciais para trabalhar e estudar para concurso

Segundo diversos especialistas e professores de concursos, com algumas dicas essenciais para trabalhar e estudar para concurso, as quais são muito simples, é possível que você otimize o seu tempo e alavanque o seu rendimento.

Com isso, como uma sugestão, veja abaixo 5 dicas essenciais que podem lhe proporcionar um enorme salto de produtividade nos estudos, além de tornar a sua vida mais fácil e ajudar a colocar os seus estudos em dia.

  1. Invista em um ótimo planejamento de tempo

Antes de tudo, é preciso que você tenha cuidado com os mitos sobre administrar o seu tempo e, por isso, você deve elaborar um plano de estudos semanal ou diário, mas que proporcione um tempo de estudos dentro do que foi planejado.

Normalmente, estudar todos os dias no mesmo horário nunca funciona. Assim, é melhor que você concilie os seus estudos com a sua rotina de trabalho do que criar uma rotina nova.

Além disso, os finais de semana são decisivos, e se você passou a semana toda trabalhando, você deve descansar no final de semana, mas também tirar umas horas de estudo pela manhã.

2. Busque definir objetivos e crie algumas recompensas para você

Essa é uma técnica excelente para se automotivar, pois com um ótimo plano de estudos, você pode definir os seus objetivos e ainda criar um sistema para poder recompensar você mesmo pelos objetivos que alcançar.

3. Procure aproveitar os benefícios de trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Geralmente, quem estuda em tempo integral sempre parece estar na vantagem. Mas, esse pensamento é errado, pois falta a eles algo que lhe motiva, que é a experiência do mercado de trabalho.

Assim, se você está trabalhando, você pode ter chances para receber alguns insights da vida real, além de exemplos de como entender melhor os seus estudos.

Até mesmo certos trabalhos que não possuem uma relação direta com a vida acadêmica, normalmente, trazem insights que são valiosos por meio de habilidades, como a priorização, gerenciamento de tarefas, o relacionamento com colegas e clientes, entre outros.

4.Busque por um cursinho preparatório próximo do seu trabalho ou um curso online

Caso o tempo esteja sendo um grande problema, tente buscar um cursinho preparatório para concurso ou algum lugar de estudos que seja próximo do seu trabalho. Cursos online como o Portal Ricardo Alexandre também são extremamente indicados, pois te permitem estudar a qualquer hora do dia com alguns dos melhores professores do Brasil.

No entanto, procure ter cuidado, pois é necessário que haja um certo equilíbrio em relação a sua vida financeira, ou então as suas dívidas irão se tornar em uma enorme dor de cabeça e ainda irá atrapalhar muito o desempenho dos seus estudos.

5. Organize-se ou busque um local tranquilo para estudar, longe de distrações, telefones ou pessoas lhe atrapalhando

É sempre importante que você deixe o seu material de estudos em mãos, colocando no seu notebook ou tablet, o máximo de informações possíveis. Além disso, o local do seu estudo pode não estar propício ou tranquilo, e com isso, é necessário que você procure por um espaço tranquilo para estudar e sem interrupções.

Sendo assim, o principal segredo da conciliação entre trabalhar e estudar para concurso é ser muito bem organizado, além de saber utilizar todos os recursos que você possui, onde o mais importante deles, sem sombra de dúvidas, é o pouco tempo diário.

Portanto, ao aplicar as dicas essenciais para trabalhar e estudar para concurso, você irá notar que o que parecia ser algo impossível de colocar em prática, de forma natural, em uma rotina mais normal e menos cansativa e  muita dedicação e estudos, a aprovação com certeza irá chegar.

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre como passar em concursos públicos? Assine nossa newsletter!

[egoi-simple-form id=”84618″]

Comentários