5 dicas essenciais de raciocínio lógico para concursos públicos

O estudo de raciocínio lógico para concursos públicos é cada vez mais disseminado, e isso tem a ver com um fato para lá de importante: essa matéria está frequentemente presente nos certames municipais, estaduais e federais, e os que se preparam para esses postos precisam conhecer à fundo o tema!

É claro que assim como qualquer disciplina para estudar para concursos públicos os temas de raciocínio lógico exigem foco e atenção, e leva tempo e dedicação para que se aprenda todo o conteúdo necessário para ir bem em uma prova desse tipo.

Para te ajudar nós vamos falar mais a seguir sobre o estudo de raciocínio lógico, para que você compreenda a sua importância e tenha acesso a 5 dicas fundamentais para desenvolver os seus conhecimentos nessa área. Confira as nossas orientações, prepare-se bem e arrase nas provas!

Trabalhar e estudar para concurso

Antes de irmos direto para as dicas de raciocínio lógico para concursos públicos é muito importante que você compreenda bem o que é esse tema, que parece tão distante da nossa realidade, mas que na verdade está inserido no nosso dia a dia, e não é por acaso que acabou se tornando um assunto cobrado nos maiores certames do Brasil!

5 dicas essenciais de raciocínio lógico para concursos públicos

Então vamos lá: raciocínio lógico nada mais é do que a nossa capacidade de organizar de maneira inteligível os nossos pensamentos. Essa capacidade é usada em uma série de campos das nossas vidas, nos auxiliando na hora de desenvolver inferências, nos dando suporte para analisar, justificar e argumentar e para concluir determinados pontos em certos contextos.

Ele serve, acima de tudo, para que sejamos capazes de resolver problemas específicos, e é por esse motivo que tantas empresas (inclusive as públicas) estão procurando pessoas que sejam boas nesta disciplina, e acredite: não é todo mundo que consegue se destacar nessa área. As dificuldades costumam ser grandes, e a seguir vamos te orientar! Vem ver!

1. Tente reconhecer sempre os padrões

O raciocínio lógico para concursos públicos muitas vezes se baseia na identificação de padrões. Em diversos casos os diversos problemas sobre esse tema acabam tendo soluções associadas, porque apesar dos contextos variados apresentam na sua essência uma estrutura semelhante.

Uma vez que você é capaz de identificar os padrões perde menos tempo na resolução das questões, indo rapidamente e diretamente para aquilo que de fato necessita

2. Nunca deixe de analisar

Acertar um problema de raciocínio lógico em uma prova complexa de concurso público pede que você analise com clareza os conteúdos expostos nos editais.

Para começar, é necessário entender que de maneira geral o raciocínio lógico vem combinado da ideia matemática, então é possível inferir que boa parte dos problemas presentes em concursos vai exigir conhecimentos nessas duas áreas de maneira plena e combinada.

A boa notícia é que neste caso estamos falando de uma matemática realmente básica, então você que tem e sempre teve dificuldade com essa matéria não se deparará com um grande desafio nesse sentido;

3. Escolha bem seu método de estudos

Estudar para concursos públicos pede que você busque materiais que são de fato voltados para essas provas, e isso vale também para o aprendizado sobre raciocínio lógico.

Quando você se permite analisar os atalhos para resolver uma questão dessa área a partir dos propósitos do concurso consegue aprender muito mais rapidamente, e isso trará resultados muito melhores na sua prova;

4. Esforce-se para absorver o mais importante dos enunciados

Os concursos costumam nos deixar nervosos e desconcentrados, mas se focamos bem no enunciado do problema a tendência é que tenhamos facilidade para tirar dele as informações que precisamos para resolver o problema proposto, seja ele qual for.

É lógico que demora até a gente aprender a compreender plenamente o que o texto está nos falando. Em alguns casos falta interpretação e em outros sobra ansiedade, mas se resgatamos a nossa tranquilidade e se elevamos a nossa capacidade de entendimento do que está sendo pedido fica muito mais fácil identificar uma boa resolução para o problema, e claro, um bom resultado na hora da prova

5. Absorva o máximo de conteúdo que você puder

Quando estamos falando de estudar para concursos públicos é importante se preparar antes mesmo de sair o edital, especialmente se você não tem nenhuma expertise na área em questão.

Se a sua maior dificuldade são as questões de raciocínio lógico vale a pena começar a estudar assuntos como lógica proposicional, análise combinatória, conjuntos e probabilidades.

Ao ir adquirindo conhecimentos variados sobre raciocínio lógico  você estará mais preparado quando a prova for anunciada, e aí só precisará focar na resolução de problemas, que é uma parte importantíssima e inesgotável do aprendizado daqueles que querem sacar mais sobre raciocínio lógico, seja por qual motivo for;

Não é fácil encontrar bons materiais de raciocínio lógico

Infelizmente, uma coisa é fato: não é tão simples achar materiais de qualidade quando estamos estudando raciocínio lógico! Embora seja uma disciplina bastante exigida em concursos ainda falta uma oferta boa de conteúdo para preparo dos alunos, e muitos têm dificuldade na hora de selecionar peças que de fato sejam diferenciais no seu aprendizado!

Talvez você tenha se complicado na hora de tentar estudar raciocínio lógico para concursos públicos justamente por esse motivo, mas não é preciso mais se apertar, porque existe solução. Já temos gente preocupada em desenvolver conteúdo desse tipo para ajudar você que quer passar nas provas de raciocínio lógico dos maiores concursos do Brasil, tudo isso de forma rápida, prática e acessível!

Se interessou? Clicando aqui você tem acesso aos materiais do Portal Ricardo Alexandre para quem quer estudar raciocínio lógico para concursos públicos, e nosso curso com certeza vai te dar o preparo e a bagagem necessários para você alcançar o patamar que sempre sonhou e conquistar a aprovação que tanto quer para o posto que vai fazer a sua vida mudar por completo! Acredite e aposte!