4 dicas básicas de como estudar para concurso público

4 dicas básicas de como estudar para concurso público

Você está iniciando os estudos para prestar um concurso público ou até mesmo já estuda há um tempo, mas não sabe como estudar de forma eficaz?

Saiba que você não é o único, muitas pessoas sofrem o mesmo problema, seja por não saber por onde começar ou até mesmo ter tanto material que acaba atrapalhando ao invés de ajudar.

Portanto, para não carregar mais dúvidas sobre como estudar e assim se preparar de forma adequada para conseguir a aprovação, confira este conteúdo!

 

As principais dicas de como estudar para concurso público

  • 1ª Dica – Escolher a área

Não adianta prestar provas para qualquer concurso que estiver com o edital lançado.

Muito pelo contrário, agindo assim, ao invés de passar logo em um concurso, estará perdendo o seu tempo.

Portanto, o ideal é estabelecer uma estratégia, um planejamento e manter o foco.

E qual o passo inicial?  Escolher a área do concurso que deseja prestar.

Isso é primordial, já que não é aconselhável atirar para todos os lados e além disso, para cada tipo de concurso é cobrado conhecimento específico.

 

  • 2ª Dica – Estude antes da publicação do edital

Jamais opte por um concurso que já está com edital publicado pois a possibilidade de conseguir uma das vagas será remota, ainda mais se você trabalha e ainda faz faculdade, por exemplo.

Normalmente, a prova ocorre 60 dias depois da publicação do edital, o que é um período muito curto para se preparar.

Quanto mais antecipada for a sua preparação, melhor, pois assim terá condições de assimilar ainda o conteúdo integral do concurso e ainda poder treinar o máximo de questões possíveis.

Estudar para um concurso público é totalmente diferente de estudar para uma prova de colégio.

Para uma prova de colégio, muitas vezes estudar de véspera pode surtir efeito positivo, mas para um concurso, isso é impossível!

Desta forma, é de grande importância ter uma boa preparação, fazer revisões periódicas e treinar questões.

 

  • 3ª Dica – Programe os seus estudos

Para estudar é aconselhado realizar um cronograma e as atividades que serão realizadas.

Por exemplo, segundas, quartas e sextas das 19 às 21h, estudarei direito tributário, e das 21 às 22h, farei questões.

Para isso, analise quantas horas por dia, você tem disponível para estudar.  Após, distribua as disciplinas de acordo com os dias e horários.

Tem pessoas que gostam de finalizar um assunto e verificar a absorção do conteúdo por meio de questões.  Esta é uma boa estratégia.

Um dica é também tirar um dia da semana para ficar resolvendo somente questões ou até mesmo simular a realização de uma prova.

O bom de realizar a simulação de uma prova é que você terá condições de mensurar exatamente o tempo que deve ser gasto em cada questão e até mesmo criar estratégias de como fazer a prova.

 

  • 4ª Dica – Bons materiais de estudo

Não adianta você começar a estudar com antecedência, fazer um planejamento de estudo e colocá-lo em prática, se você não tiver um bom material para estudar.

É preciso buscar materiais confiável e que atendam todo o edital do concurso que prestará provas.

Muitas pessoas optam por estudar em cursos presenciais, outras online e tem também aquelas que compram livros.

O recomendado por especialistas é estudar da forma que for mais conveniente e que traga resultados positivos, mas que o material seja bom.

 

Estudar para um concurso público não é difícil, o que torna complicado é quando a pessoa não possui disciplina e deixa acumular matéria.

E, quando há este acúmulo, dificilmente é possível colocar novamente em dia, ainda mais se o concurso possui um conteúdo programático extenso.

Portanto, nada de procrastinar!

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Faça parte do nosso Canal do Telegram!

Receba (antes de todo mundo) dicas, novidades, materiais gratuitos, podcasts, eventos e aulas especiais, ofertas exclusivas e conteúdo de qualidade sobre concurso públicos na área fiscal, controle e gestão.

Holler Box
×

Carrinho

X